Cognição

TI_vol1-1000×1000

TI – Teste de Inteligência (KIT)

R$ 244,75

Product Description

Contém a fundamentação teórica na qual o teste está embasado, as instruções de aplicação, correção e interpretação, além dos estudos psicométricos (análise de itens, validade, precisão e normatização).

OBJETIVO
O Teste de Inteligência (TI) avalia o fator g ou Inteligência Geral proposto por Spearman, por meio do preenchimento de espaços em branco que devem ser completados pela análise de relações e matrizes.

PÚBLICO-ALVO
Este instrumento é destinado a pessoas com idades entre 18 e 67 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. As pessoas que participaram dos estudos psicométricos e normativos buscavam a avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Desse modo, as normas e o teste estão adequados para pessoas desse grupo.

APLICAÇÃO
Individual ou coletiva, com tempo pré-estipulado de 20 minutos.

DESCRIÇÃO
O TI é composto por 30 exercícios com 6 opções de resposta cada, dentre as quais o sujeito deve escolher apenas uma. É um teste não verbal, uma vez que os exercícios são compostos por figuras geométricas e abstratas. A correção é realizada por meio de um crivo e o resultado equivale ao total de questões respondidas corretamente. No Livro de Instruções são apresentados estudos tanto pela Teoria Clássica dos Testes quanto pela Teoria de Resposta ao Item. As normas são apresentadas por escolaridade e faixa etária.

FICHA TÉCNICA
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Livro de Exercícios
1 Blocos com 25 Folhas
1 Crivo de Correção
Categoria: Inteligência
Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2012

Sobre o Autor

Fabián Javier Marín Rueda
Psicólogo pela Universidade São Francisco e Perito Examinador de Trânsito pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente da Graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco/Itatiba.

Nelimar Ribeiro de Castro
Psicólogo, Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Possui Experiência na área Clínica, Escolar e Avaliação Psicológica. Atualmente dedica-se à Avaliação Psicológica, com ênfase na Construção e Validação de Testes, Psicometria e Processos Psicológicos Básicos.