Novidades

Protea

Protea – R – Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista Kit

R$ 291,50

Product Description

Descrição: O Sistema está dividido em três eixos: (1) Entrevista de anamnese; (2) Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV); e (3) Entrevista devolutiva.

Objetivo: Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Público-alvo: Crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.

Aplicação: Individual, sem limite de tempo. É composto por entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, três sessões de observação do comportamento infantil (com cerca de 45 minutos cada) e uma sessão de entrevista devolutiva. Para a utilização do Sistema, são necessários o livro de instruções, protocolo de registro, kit de brinquedos e um gravador de vídeo (sugestão).

 

Composição da Coleção: 1 Livro de Instruções (Manual); 10 Livros de Aplicação

Sobre o Autor

Cleonice Alves Bosa
Profa. Titular e psicóloga clínica do programa de Pós-graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria, Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora e supervisora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA; Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS/UFRGS). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).